O impacto educacional da radiologia no ensino de anatomia: um estudo de campo usando imagens transversais e impressão 3D para o estudo da coluna vertebral

Este estudo explora a utilidade dessas ferramentas educacionais para o ensino da anatomia espinhal normal e patológica, visando melhorar o ensino médico de graduação.

07 Nov, 2023

O uso de imagens transversais e impressão 3D pode aprimorar o ensino da anatomia da coluna vertebral na graduação em medicina, de acordo com um estudo de campo publicado na Academic Radiology.  Uma equipe da Universidade de Granada, em Espanha, comparou a utilização de abordagens convencionais com imagens transversais e impressão 3D entre grupos de estudantes e descobriu que aqueles que utilizavam as novas ferramentas demonstraram melhores resultados de conhecimento. “A imagem transversal e a impressão 3D oferecem ferramentas valiosas para melhorar o ensino da anatomia da coluna vertebral na educação médica de graduação”, escreveram o primeiro autor Antonio Jesús Láinez Ramos-Bossini, MD, e colegas.

A compreensão espacial atual entre estudantes de muitas estruturas anatômicas é baseada em ilustrações anatômicas convencionais. Esta abordagem é dificultada por limitações intrínsecas das representações bidimensionais, no entanto, e isto pode traduzir-se em problemas no reconhecimento da anatomia no ambiente clínico, segundo os autores. Por outro lado, a imagem transversal e a impressão 3D representam abordagens de última geração para melhorar o ensino de anatomia em comparação com o aprendizado tradicional, mas seu uso nas escolas médicas permanece limitado, acrescentaram. Assim, o grupo explorou a implementação dessas ferramentas e teve como objetivo determinar se elas poderiam ser utilizadas para melhorar o ensino de graduação em medicina.

Os pesquisadores selecionaram 40 estudantes de graduação do mesmo curso básico de anatomia e os dividiram em dois grupos. Vinte alunos foram expostos ao aprendizado padrão, imagens transversais e modelos impressos em 3D durante o ano acadêmico para aprender conceitos básicos, e 20 alunos receberam apenas o treinamento universitário padrão. O estudo foi realizado durante o segundo semestre da universidade, entre fevereiro e julho de 2022. O grupo controle recebeu um total de 10 horas de teoria convencional sobre a coluna normal e patológica e 10 horas de prática com ilustrações 2D tradicionais e modelos anatômicos ideais da coluna vertebral, em alinhamento com o currículo universitário padrão. O grupo de intervenção foi exposto a um programa teórico convencional idêntico de 10 horas, mas ainda envolvido em um regime prático de 10 horas usando modelos 3D interativos, exames de imagem transversais (TC e RM) e modelos impressos em 3D.

Após o período de aprendizagem, ambos os grupos realizaram um teste de múltipla escolha com 20 questões sobre anatomia e condições da coluna vertebral, com quatro respostas possíveis e apenas uma resposta correta. De acordo com as descobertas, os estudantes expostos a imagens transversais e impressão 3D demonstraram melhores resultados de conhecimento em comparação com o grupo de controle. Em geral, o grupo experimental apresentou maior frequência de acertos do que o grupo controle (79,8% vs. 55,3%). No entanto, a taxa de alunos que passaram no teste não diferiu significativamente entre ambos, acrescentou o grupo. Em última análise, os resultados estão de acordo com os encontrados em estudos anteriores, embora o corpus de evidências nesta área ainda seja limitado, escreveram os investigadores. No entanto, tanto os anatomistas como os médicos concordam que o conhecimento preciso da anatomia e das variações é vital para garantir uma prática clínica segura e eficiente, acrescentaram. “Os radiologistas estão bem posicionados para liderar a integração destas tecnologias e novas pesquisas devem explorar o seu potencial no ensino da anatomia em diferentes regiões anatómicas”, concluiu o grupo.

 

O artigo completo está disponível aqui .

Fonte: https://www.auntminnie.com/imaging-informatics/advanced-visualization/article/15637999/imaging-and-3d-printing-enhance-teaching-of-anatomy / https://www.academicradiology.org/article/S1076-6332(23)00555-X/fulltext

 

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