Pesquisadores da Mayo Clinic obtêm uma visão "sem precedentes" sobre câncer de mama e ovário

Pesquisadores obtiveram informações valiosas sobre o complexo de proteínas BRCA1-BSRD1, que costuma sofrer mutações em pacientes com certas formas de câncer.

30 Jul, 2021

Os pesquisadores da Mayo Clinic, utilizando vários métodos avançados de imagem, ganharam uma compreensão “sem precedentes” dos cânceres de mama e de ovário. A equipe recorreu à espectroscopia de ressonância magnética nuclear e à microscopia crioeletrônica para seu trabalho, compartilhado na NatureAo fazer isso, eles obtiveram informações valiosas sobre o complexo de proteínas BRCA1-BSRD1, que costuma sofrer mutações em pacientes com certas formas de câncer.

“BRCA1-BARD1 é importante para o reparo do DNA. Ele tem relevância direta para o câncer, porque centenas de mutações nos genes BRCA1 e BARD1 foram identificados em pacientes com câncer ", o autor Georges Mer, PhD, um biólogo estrutural e bioquímico da Mayo disse 28 de julho“Agora, porque podemos ver como BRCA1 -BARD1 funciona, temos uma boa ideia de quais regiões de BRCA1-BARD1 são importantes para a função. "

A equipe Mayo explicou que BRCA1-BARD1 contribui para a fixação de fitas de DNA quebradas, mantendo assim a sobrevivência celular. Mas também pode ser bloqueado ou inativado se as células cancerosas usarem esse complexo de proteínas para sobreviver aos tratamentos de quimioterapia.

Usando uma programação complexa, o grupo cria imagens de dados dessas amostras de proteínas para criar uma estrutura tridimensional. E graças às técnicas de imagem avançadas, eles foram capazes de visualizar a estrutura complexa em ação e descobrir uma de suas novas funções.

As imagens de alta resolução devem orientar o atendimento ao paciente e futuros tratamentos de câncer, classificando diferentes variantes e direcionando programas de desenvolvimento de medicamentos.

"Com essas estruturas 3D, devemos ser capazes de converter várias variantes de significado desconhecido em prováveis ​​variantes predisponentes ao câncer", explicou Mer. "Este trabalho também deve ter um impacto no desenvolvimento de drogas a longo prazo porque as estruturas 3D de BRCA1-BARD1 em complexo com o nucleossomo que geramos podem ajudar no projeto de pequenas moléculas que poderiam, por exemplo, inativar BRCA1-BARD1 . "